Potência e Ato

Eu tenho a potência para agir. Eu tenho a potência para escrever. Todo mundo tem. Apenas o ato perfeito não tem mais potência. Um ato é relativo à potência que lhe é própria. O ato perfeito em relação à potência da escrita é Ilíada, Moby Dick, Duna. Potência é imperfeição. A maioria dos atos também é imperfeita, apenas menos. O protótipo do ato imperfeito da escrita é o que estou fazendo agora.

 

O que quer que seja é si mesmo. Não pode ser e não ser ao mesmo tempo no mesmo aspecto. Ou é o que é ou não é. Não há meio termo. Apenas olhe e veja. Você não pode provar isso. Mas, ao negar, você aceita. Caso contrário, pare de falar. Se tudo pode, então isso é aquilo e aquilo é isso. Se tudo pode, qualquer coisa é qualquer coisa. Tudo é a mesma coisa. Não há necessidade de dizer sim ou não. Em ambos os casos, você é uma planta. Você também, Protágoras.

Parmênides estava certo. Só não completamente. Porque Heráclito estava certo. Só não completamente. O movimento existe. Potência se atualiza em ato. Isso é movimento. Mas a potência em si não se move.

A potência passiva é um substrato indeterminado que recebe um primeiro ato perfeito. A matéria recebe forma e constitui a entidade. Potência ativa é uma entidade formada capaz de agir. Entidade atua seu segundo ato. E terceiro e quarto. Meros acidentes. Os ACidenTes têm ACT neles. Mas isso é inglês.

Ato é perfeito antes da potência. Potência se torna perfeita. Ato é conhecido antes da potência. Potência se torna conhecida através do ato. Ato pode causar. Potência não pode. Ato precede a potência. Potência não precede o ato. A galinha veio primeiro que o ovo. E algo veio antes dela. Mas Deus veio antes de tudo. Ato puro.

Potência é sujeito, limite, participante, multiplicador de ato. Ato age sobre a potência, apenas na sua potência, que participa, que pode estar em muitos lugares. Ato fala; muitos ouvem. Multiplicação. Potência e ato constituem entidade. Potência e ato fazem um. É isso quanto a suas relações.

É isso quanto a potência e ato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s