A Estória da Civilização: As Condições da Civilização

Ou o demônio do terremoto, sob cuja permissão nós construímos nossas cidades, pode encolher seus ombros e nos consumir com indiferença.
Will Durant, “Nossa Herança Oriental”, página 1.
(Port-au-Prince, Haiti, logo após o terremoto de 2010, que matou mais de 160,000 pessoas.)

SUMÁRIO: Toda civilização possui elementos econômicos, políticos, morais e sociais, e depende de condições geológicas e geográficas para sua existência. Mas o que preserva a civilização é a sua transmissão às nossas crianças — e a técnica de tal transmissão é a educação.


“Civilização é ordem social promovendo criação cultural.” Quatro elementos a constituem: provisão econômica, organização política, tradições morais, e a busca por conhecimento e arte. “Ela começa onde o caos e a incerteza terminam.” Porque quando o homem para de sentir medo, sua curiosidade e espírito construtivo se libertam, e ele passa naturalmente à busca do entendimento da vida e de seu embelezamento.

A civilização depende de certos fatores, sendo que qualquer um deles pode ser decisivo para o seu florescimento ou perecimento.

Como condições geológicas, entende-se a fragilidade e efemeridade do homem em relação à natureza. Glaciações, vulcões, terremotos e maremotos são apenas algumas das forçantes geológicas a cujo capricho civilizações são condicionadas.

Como condições geográficas, tem-se o calor dos trópicos e seus parasitas e doenças, a quantidade de chuvas, a qualidade dos solos, a disponibilidade de rios e de portos naturais nas indentações da costa, e, acima de tudo, se uma nação encontra-se em rotas do comércio mundial. “A geografia, apesar de nunca poder criar uma civilização, sorri para ela, e a alimenta”.

As condições econômicas são ainda mais importantes. Um povo pode possuir instituições bastante ordenadas, um elevado código moral, e mesmo uma tendência às artes, mas se ele não transcender o estágio da caça e sua existência continuar sempre dependendo do acaso, ele nunca passará completamente da barbárie à civilização.

A condição econômica principal é uma provisão constante de água e alimento. A cultura primordial é a agricultura, pois é quando o homem se estabelece em um local fixo e começa a arar o solo e a acumular provisões para o futuro incerto que ele encontra tempo e motivação para ser civilizado.

Mas enquanto a civilização se inicia com a agricultura, é com a cidade que ela floresce. É para lá que as riquezas e as mentes produzidas no campo se dirigem. E é nesse cruzamento de comércio com mentes que a inteligência do homem se aguça e se converte em poder criativo. Lá, alguns homens podem se dar ao luxo de se abster do trabalho braçal e produzir ciência e filosofia, literatura e arte. “A civilização começa na tenda do camponês, mas ela floresce nas cidades.”

Não há condições raciais para a civilização. “Não é uma grande raça que faz uma grande civilização; é uma grande civilização que faz um grande povo.” Mas há certas condições psicológicas importantes. Há necessidade de ordem política para que o homem não precise se preocupar em ser roubado ou morto a cada esquina. Há que se ter uma unidade de língua e um código moral unificador. Uma certa unidade de crença costuma ser vantajoso também. Finalmente, é preciso ter educação: deve haver alguma técnica pela qual a herança cultural de um povo possa ser transmitida aos jovens — “aquele único instrumento pelo qual eles são transformados de animais em homens.”

Mas civilização não é algo inato ou indestrutível. Pelo contrário, sua existência é tênue e deve ser mantida e renovada a cada geração. É através da educação que nós a preservamos.


  1. O que é civilização?
  2. Quais são os elementos da civilização?
  3. Quais os tipos de condições para sua existência?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s